Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Como Aliviar Dores Musculares

É comum ficar com os músculos doloridos depois de fazer exercícios físicos intensos. Apesar da dor impedir que você malhe nos dias seguintes ao esforço, anime-se: Com o passar do tempo, quanto mais você usar os músculos, menos doloridos eles ficarão depois do esforço físico. Confira as dicas a seguir para aliviar a dor e recuperar-se mais rápido.

Repouso

Pelas 24 a 48 horas seguintes ao esforço físico intenso, procure poupar os músculos que foram mais exigidos. Isso vale principalmente para quem faz musculação.

• Caso você faça musculação, alterne o treino dos diferentes grupos musculares. Ou seja, pode-se trabalhar a parte superior do corpo de terça e quinta e as pernas e glúteos às segundas, quartas e sextas. Os músculos precisam de um tempo para se recuperarem da quebra que ocorre com o esforço - e ao se reconstruírem, aparecem cada vez maiores (mas cada indivíduo tem um limite determinado geneticamente).

Massageie os músculos

Não é à toa que os jogadores de futebol lançam mão de um massageador com frequência. Ao fazer exercício físico intenso, as fibras musculares se rompem, causando uma inflamação. A massagem ajuda a reduzir a citocina, substância responsável pela inflamação. Além disso, ela aumenta a quantidade de mitocôndria e a oxigenação dos músculos.

• Use seus polegares, os punhos e as palmas das mãos. Pressione levemente em movimentos de baixo para cima ou circulares. O objetivo é dispersar o ácido láctico acumulado nos músculos.
  • Experimente uma massagem desportiva. Procure uma clínica séria com profissionais experientes em lidar com lesões musculares causados por esforço físico. Uma sessão de 1 hora custa em torno de R$150.

Faça sempre alongamentos

Isso também irá ajudar a retirar o ácido lático de seus músculos. Esperar algumas horas após um exercício árduo antes de fazer os alongamentos não é o melhor a fazer. Alongue-se após terminar a atividade que causou a dor, para evitar uma distensão muscular.

Aplique gelo

Os médicos aconselham colocar gelo envolto em uma toalha ou pano nos músculos trabalhados assim que você termina o exercício - esse cuidado diminui a inflamação e alivia a dor por mais tempo.

• Caso você seja um atleta, considere a possibilidade de investir em um balde de 20 litros. Ele custa em torno de 80 reais, mas permite que você mergulhe os braços e parte das pernas na água com gelo.
  • Caso você não tenha paciência para ficar parado com a bolsa de gelo no local dolorido, experimente pôr o gelo em um saco plástico, fechar bem e colocar o saco dentro de uma pochete. Você pode amarrá-la em volta do braço ou perna afetados e ao mesmo tempo ficar no computador, fazer um lanche na cozinha, etc.

Experimente compressas quentes

Um dia depois do esforço físico intenso, compressas quentes podem ajudam a aumentar o fluxo de sangue, acelerando a recuperação do músculo.

• Tome um banho. A água quente ajuda a soltar os músculos, relaxando-os.
  • Caso queira fazer uma hidroterapia caseira, deixe um balde de água morna e outro de água fria no box do chuveiro. Despeje a água pelos músculos afetados, alternando a água morna com a fria.

Você pode tomar analgésicos como o Advil ou Alivium quando a dor estiver forte demais

Mas evite sempre que possível, pois o uso constante de analgésicos interferem no processo de regeneração muscular.

Tenha uma dieta adequada

Se seus músculos estão doloridos devido a atividades intensas, como levantamento de peso, seus músculos estão sempre se reconstruindo e precisam de muita proteína. Estima-se que seja necessário ingerir pelo menos 2 gramas de proteína por dia para cada quilo do corpo. É sempre importante fazer avaliações periódicas para saber qual a sua massa magra. Tente ingerir proteína no máximo em 15 ou 30 minutos após terminar os exercícios. Isto irá acelerar consideravelmente o tempo de recuperação, bem como prevenir lesões musculares devido à má nutrição. Nunca se esqueça: beba muita água.

• Por exemplo, um adulto de 80 kilos deve ingerir aproximadamente 160 gramas de proteínas por dia.

Previna-se contra as dores

Antes de começar a malhar para valer, faça uma versão mais leve e fácil do exercício para aquecer os músculos e prepará-los para o esforço.

• Vitaminado! Tome vitamina C e consuma alimentos que contenham antioxidantes (todas as verduras, legumes e frutas possuem antioxidantes). Seus músculos vão se recuperar mais rapidamente.

Fonte: wikihow